.
*** CURRÍCULO ***
(Curriculum vitae - versão resumida - 2011)

---> Dados Pessoais:

IRAN FERNANDO DA ROSA
Brasileiro, artista gráfico, arquiteto e urbanista
Natural de Porto Alegre
CAU 51.186-2
Rua Pindorama, 84
CEP 91.720-170 - Porto Alegre - RS
(51) 3273.7768 e 9957.5131

E-mail: iranrosa@arqs.com
Website: www.projeto.arq.br

---> Objetivo Profissional:

Atuar no segmento da Arquitetura, Urbanismo e Construção Civil contribuindo na concepção e no desenvolvimento de projetos nas diversas escalas urbanas, de detalhamento à finalização, e nas diversas formas de expressão da arte e da técnica. Manter conceito de qualidade e excelência na realização de trabalhos em qualquer porte. Aperfeiçoamento e aprendizagem constante das metodologias e técnicas de trabalho individual e em equipe. Aperfeiçoamento e aprendizagem constante das técnicas construtivas. Aplicar novas tecnologias para estudos e simulações em ambiente virtual 3D. Associar conhecimentos da Arquitetura com Arte, Cultura, Tecnologia e Informação.

---> Experiência Profissional:

Generalidades: desde 1997 atua como projetista e arquiteto realizando trabalhos em nível de desenvolvimento de projetos de arquitetura, tanto em âmbito autoral como em co-autoria, ou integrando equipe profissional. Especializado no desenvolvimento de projetos, desde a concepção e resolução das interfaces físicas, lógicas e legais até a orientação, coordenação e compatibilização dos projetos complementares (e suas equipes técnicas) visando a um produto final - o projeto - íntegro, eficiente e exequível tanto do ponto de vista físico quanto financeiro e legal. A experiência de cerca de duas décadas em atuação junto aos órgãos públicos municipais e estaduais, especialmente os voltados às questões de Planejamento Urbano e Regional, conferem condições e habilidades no trato e nas providências relativas aos processos legislativos e administrativos públicos necessários às finalizações documentais formais e legais aos projetos de arquitetura e urbanismo.

Desde 1999 / ATUAL - PONTOARQ arquitetura tecnologia e informação ltda.
Sócio - Diretor | Direção de Projetos
Coordenação de equipe na produção e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, simulação digital 3D, maquete eletrônica e webdesign. Direção de Arte em projetos gráficos em diversos segmentos, principalmente Arquitetura, Meio Ambiente, Tecnologia, Informação e Arte Contemporânea. Realiza trabalhos em Arte-Final e Criação de logotipos, cartazes, folders, painéis de comunicação visual, cenografia e montagem de exposição..

2006/2008 - DEAM-TJ/RS – Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RS.
De Maio/2006 a Agosto/2008, convidado a ocupar Cargo de Confiança pelo Exmo. Sr. Desembargador-Presidente Marco Antonio Barbosa Leal como Arquiteto, Assessor Técnico responsável pelo Setor de Arquitetura do DEAM-TJ/RS, Responsável Técnico pelos projetos de arquitetura (reformas, ampliações), Co-Autor em conjunto com Arq. Marcelo Lacerda dos prédios novos para diversas Comarcas do Estado do Rio Grande do Sul.

1998/1999 - ProjetoUrbano - arquitetura e tecnologia Ltda.
Gerente de Projetos
Coordenação de equipe de produção e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo. Detalhamento fino. Fiscalização da execução de obra civil.

1991/1998 - Atelier Próprio
Realizou trabalhos em nível de desenvolvimento de projetos de arquitetura (detalhamento, compatibilização projetos complementares, projeto legal, projetos executivos, acompanhamento e aprovação nos órgãos municipais) em conjunto com diversos escritórios de arquitetura, destacando:

Axelrud - assessoria e projetos ltda.
Arq. José de Barros Lima
Santini & Rocha arquitetos S/C ltda.

1981/1991 - Santini & Rocha arquitetos S/C Ltda.
desenhista / projetista
Do aprendizado rápido das técnicas de desenho, passou à Coordenação da equipe de desenho e detalhamento em meados de 1984, período em que iniciou os primeiros contatos com desenho através de computador, AutoCad versão 2 entre outros.

---> Atuação Institucional e Cultural:

2010 / ATUAL - Perito Técnico do Ministério da Cultura - Projetos Culturais - Área do Patrimônio Cultural / Patrimônio Material III | MinC / FUNARTE - Ministério da Cultura - Governo do Brasil.
2008 / ATUAL - Conselheiro Estadual Vitalício do IAB-RS | Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul.
2006 - eleito Presidente do IAB-RS | Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul | Gestão 2006/2007.
2004 - re-eleito Conselheiro de Estado da Cultura - Titular no Segmento Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural | CEC-RS |Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Gestão 2004/2005.
2003 - re-eleito 1º Vice-Presidente do IAB-RS | Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul | Gestão 2004/2005.
2002 - eleito Conselheiro de Estado da Cultura - Titular no Segmento Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural | CEC-RS |Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Gestão 2002/2003.
2001 - eleito 1º Vice-Presidente do IAB-RS | Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul | Gestão 2002/2003.
2000 - eleito Representante Titular no Fórum Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental de Porto Alegre | FMPUA | Órgão Propositivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre/RS.
1999
- eleito 3º Vice-Presidente do IAB-RS | Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul | Gestão 2000/2001.
1999 - incentivador e co-fundador da Nau de Arquitetos e Urbanistas | Entidade sem fins lucrativos organizadora de palestras, debates e audio-visuais cujo tema central é Arquitetura | www.naubr.com.br | Lista de Discussão pela Internet.
1997 - organizou o primeiro Encontro Virtual durante o ENEA | Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura | realizado em Porto Alegre com a organização da FENEA.
1996 - criou a ArqNet | Primeira Lista de Discussão voltada à Arquitetura na Internet Brasileira | www.arqs.com/arqnet | Lista de Discussão pela Internet.

---> Formação Acadêmica:

1998 - IV Curso Superior de Arquitetura del Ambiente | ArquiAm | LaPlata, Argentina
1997 - 20 anos de Arquitetura na Rússia -Colégio de Arquitetos- Moscou, Rússia
1997 - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS – FA/UFRGS.
1991 - FENEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura - Curso sobre Patrimônio Histórico
1988 - Ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRGS
1986 - Curso de Desenho em Perspectiva – ESBA – Escola Brasileira de Artes.

---> Premiações e Publicações:

2005 - Destaque Cultura Estado do Rio Grande do Sul – pelo Conexão Sul 2005 – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul – Criação e Produção Gráfica
2004 - Congresso Brasileiro de Arquitetos, Rio de Janeiro, Curadoria da Exposição dos Concursos do RS - coordenação Arq. Sérgio M Marques
2004 - Prêmio Açorianos de Música 2003 – Revelação, Melhor Instrumentista e Melhor CD – CD “Sonata” de Thiago Colombo – Criação e Produção Gráfica
2003 - Prêmio Açorianos de Música 2002 – Melhor Intérprete Feminino – CD “Peças de Pessoas” de Adriana Deffenti – Criação e Produção Gráfica do CD e do Site Oficial
2003 - Prêmio Açorianos de Dança 2002 – Melhor Produção – Espetáculo “LIXO, LIXO SEVERINO” de Eduardo Severino Cia. de Dança -  Criação e Produção Gráfica
2003 - Revista APLAUSO Nº52, pág.35 | Artigo: Bisturis, Batutas e Urbanidade
2002 - Revista Projeto/Design Nº263 - Janeiro 2002 - Seção Especial: Nova Arquitetura Brasileira, pág. 63 - desenho e projeto não mencionado
2000 - ROSA, Iran; MIRON, Luciana; THIMMIG, Cláudia; HOLZMANN da Silva, Tiago. Estratégias de Sustentabilidade para um Parque Tecnológico. in Modernidade e Sustentabilidade. Livro de Resumos. Entac 2000. Salvador, Antac, 2000. Pag. 379.
2000 - ENTAC 2000 - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (2°. Lugar | co-autor titular) - "Estratégias de Sustentabilidade para um Parque Tecnológico" - Salvador, Bahia
2000 - Revista Aplauso N° 17 - Debate: Demolir é construir?, págs.28 a 32
1999 - Revista Projeto/Design Nº237, págs.90 e 91 - Publicação de Trabalho
1999 - Concurso Público de Arquitetura | Parque Tecnológico CIENTEC 
(3° lugar | co-autor titular)
1996 - Revista A/mbiente Nº4 Ano II | Publicação de Trabalho: “Novos Caminhos para Portão – Resolução de interfaces – projeto urbano”.
1996 - XIX Congresso UIA/96 (União Internacional de Arquitetos) | trabalho selecionado a representar o Brasil: “Novos Caminhos para Portão – Resolução de interfaces – projeto urbano”| Exposição de Trabalho | Barcelona, Espanha
1994 - Concurso Restaurante Usina do Gasômetro (2º lugar - autor: Arq. Eduardo Galvão)
1993 - Concurso Gama Filho de Arquitetura | Prêmio Sergen (Menção Honrosa - autor: Arq. Charles Pizzatto)

---> Habilidades Específicas:

Desenho Livre;
Fluência em espanhol e inglês;

Desenvoltura em aplicações Internet (desde 1996);
Experiência em PC (Windows) e Macintosh;
Programas principais: AutoCad, VectorWorks e Photoshop entre outros;
Experiência em programação HTML, DHTML, Flash e em WebDesign.